Sorria. Com confiança!
Consultório Online
Sedação Consciente: para reduzir o medo e a ansiedade.
- Para os casos mais delicados a clínica dentária Dr. Alexandre Libório utiliza a técnica da sedação consciente para diminuir a dor, o medo e a ansiedade do paciente nos tratamentos dentários.

- Este método consiste na administração de gás oxido nitroso (N2O) e oxigénio (O2) através de uma máscara, desenvolvida para a medicina dentária. A combinação destes gases provoca uma sedação leve e estável, mantendo o paciente sempre acordado e tranquilo.

- A sedação consciente é geralmente utilizada na odontopediatria (crianças), odontofóbicos (medo do dentista), pacientes com reflexo de vómito (diminui) e em procedimentos complexos tais como implantes, extracção de sisos e cirurgias.

Informação adicional sobre a sedação consciente

1. A sedação é realizada após 4 horas de jejum (sólidos e líquidos) e devem ser evitados produtos lácteos, café e tabaco.

2. Não substitui o anestésico local.

3. O paciente recupera do efeito da sedação em apenas 5 minutos e retoma a sua vida normal sem limitações.

Cuidados a ter antes e depois de cirurgias para tratamento com implantes.
- Antes da cirurgia:

- Não ingerir café, em excesso, evitar alimentos gordurosos ou de difícil digestão.
- Não ingerir álcool e não fumar.
- Preferir frutas e cereais.
- Não utilizar maquilagem, perfumes, cremes faciais, jóias ou bijuterias.
- Não ingerir álcool e não fumar.

- Depois da Cirurgia:

Após cada intervenção o Médico Dentista ou os seus assistentes informam sobre os cuidados pós-operatórios que cada paiciente deve seguir. Deixamos aqui alguns exemplos:

- Tipo de dieta no pós-operatório.
- Não ingerir alimentos quentes, somente gelados ou frios. - Nas refeições ingerir alimentos líquidos ou pastosos.
- Recomendação de Repouso.
- Evitar o esforço físico.
- Evitar exposição ao sol e a fontes de calor.
- Cuidados excecionais com a higienização oral.
- Aplicação de gelo enrolado numa toalha sobre o local da cirurgia.

Como manter as gengivas saudáveis?
Uma das melhores formas de prevenir os problemas das gengivas é certificar-se de que remove regularmente a placa bacteriana: escove os dentes, pelo menos, durante dois minutos, duas vezes/dia, com uma pasta dentrífica específica para as gengivas e para os dentes; Utilize um escovilhão ou fio dentário para limpar o espaço entre os dentes e alinha gengival; Utilize um elixir antisséptico duas vezes/dia para reduzir a placa bacteriana e para ajudar a prevenir a formação de nova placa bacteriana;
Problemas com as suas gengivas?
A doença das gengivas é causada pela placa, a película pegajosa de bactérias que se forma constantemente sobre os dentes. Se permitirmos, esta placa acumula-se sobre os dentes e entre eles, irritando as gengivas, e causando a sua inflamação.

Exemplos de doenças das gengivas:

- Gengivite

A gengivite é a inflamação das gengivas. Produz-se quando as gengivas à volta dos dentes estão muito vermelhas e inflamadas. Normalmente, as gengivas inflamadas sangram durante a escovagem. Se não for tratada, uma gengivite duradoura, pode progredir para uma gengivite grave ou periodontite.

- Periodontite

Trata-se de uma inflamação com perda óssea e é causada pela acumulação persistente de placa por baixo da linha das gengivas: se não for eliminada, converte-se em tártaro e provoca inflamação e sangramento. As gengivas começam a retroceder.

- Periodontite avançada

A periodontite avançada é causada pela presença contínua de bactérias que fazem com que as gengivas retrocedam ainda mais e que os dentes percam a sua fixação. Perdemse mais dentes por periodontite do que por cáries.
Como cuidar dos dentes de uma criança?
Até aos 3 anos: A higiene oral inicia-se com a erupção do primeiro dente e deve ser feita com uma gaze, dedeira ou escova macia;

Dos 3 aos 6 anos: A criança deve fazer a escovagem dos dentes, com supervisão, pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas obrigatoriamente antes de deitar; A escova deve ser macia e ter um tamanho adequado à boca da criança; O dentífrico com fluor deve ter entre 1000-1500 ppm e a quantidade é idêntica ao tamanho da unha do quinto dedo (mindinho) da criança.
Qual a melhor idade para usar aparelho dentário?
Hoje em dia o uso de aparelho é utilizado e recomendado para qualquer idade.
Estou grávida ou a amamentar, posso tratar os dentes?
Sim, a altura ideal nesta fase é entre os 3-6 meses, mas por ser uma altura em que todos os cuidados são poucos. Aconselhamos que antes de cada consulta informe e peça aconcelhamento a um dos nossos médicos dentistas para se certificar que não há nenhuma condicionante ao tratamento dentário que pretende realizar.
Tenho sensibilidade quando como doces, porquê?
A razão mais frequente é existir uma carie no dente sensível pois é um dos sinais mais frequentes de cárie nos dentes, mas o mais aconselhado é marcar uma consulta de rotina para um diagnóstico mais correcto.
Porque deve colocar uma prótese dentária?
A prótese dentária deve ser colocada em casos em que há uma ausência parcial ou total de dentes. É um método para a substituição de dentes naturais que ao longo dos anos se tem comprovado como sendo eficaz e mais acessível do que por exemplo os implantes dentários. A colocação de uma prótese torna-se fundamental para devolver as funções mastigatórias, para favorecer a estética e até melhorar a dicção.
Clínicas
Centro Comercial Happy Dream
Rua de 21 de Agosto, 1º Andar,
3510-120 Viseu
ERS licença nº 5828/2013 e registo nº E110944
Rua Dr José Joaquim Andrade e Silva,
Lote 2 - Loja
3510-079 Viseu
ERS licença nº 20403/2021 e registo nº E153570
Praça D. Afonso Henriques nº3
3650-202 Vila Nova de Paiva
ERS licença nº 16294/2018 e registo nº E139351
Em funcionamento das 09h30 às 20h00
Contactos
+351 232 435 141 Chamada para rede fixa nacional
geral@alexandreliborio.pt
Design e Tecnologia
©Alexandre Libório Clinícas 2024. Todos os direitos reservados