Sorria. Com confiança!

Sorria. Com confiança!

Especialidades
Endodontia
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Tratamento endodôntico - Desvitalização

A endodontia ou desvitalização de um dente consiste em limpar o canal e preencher com um material biocompatível de modo a selar o dente desde a câmara pulpar até à ponta da raiz. A desvitalização elimina definitivamente a sensibilidade e a dor do dente desvitalizado.

Endodontia Mecanizada

Na Clínica Dentária Dr. Alexandre Libório vai encontrar um método de Endodontia Mecanizada, um método mais moderno, mais eficaz e com resultados mais duradouros.
Partilhar:
Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Share to mail

Ortodontia

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares). O termo técnico para designar essas alterações é má oclusão, que significa “má mordida”.

Os problemas de má oclusão (encaixe dos dentes superiores e inferiores) podem ser hereditários como adquiridos, quer por hábitos (o uso prolongado de chupeta ou a sucção do polegar, a interposição lingual, respiração oral,…), quer por perda precoce de dentes de leite ou definitivos, para além de outros fatores, em que o paciente pode apresentar diastemas, dentes apinhados, sobre mordida (dentes superiores cobrem grande parte dos inferiores), mordida aberta (dentes superiores e inferiores quase não se tocam), mordida cruzada.

Alguns pacientes apresentam problemas dentários complexos que exigem que a prática ortodôntica seja articulada com outro tipo de intervenções como sejam, cirurgias, desvitalizações, restaurações, implantes ou tratamentos periodontais. Nessas situações, é elaborado um plano de tratamento que privilegia uma abordagem multidisciplinar entre as diversas especialidades.

O tratamento ortodôntico em adultos é cada vez mais frequente, pois possibilita uma reabilitação oral de fundo e permite realizar um melhor trabalho em termos de colocação de implantes ou coroas, um melhor resultado estético ou maior longevidade da reabilitação efetuada.

Melhoria Estética

Os problemas ortodônticos têm muitas vezes consequências ao nível social e profissional, levando a situações de restrição do sorriso por vergonha. O tratamento ortodôntico adequado permite uma melhoria da aparência dento-facial, contribuindo para o aumento da autoestima do paciente.

Melhorar a Higiene Oral

Ao corrigir o mau posicionamento dentário o tratamento ortodôntico possibilita uma melhoria da higiene oral, uma vez que os dentes apinhados ou mal alinhados são difíceis de higienizar corretamente. Deste modo, previne-se o aparecimento de cáries extensas e doenças nas gengivas que em casos extremos podem levar à perda de dentes.

Aumentar a Eficiência Mastigatória

Ao restabelecer a correta relação entre os dentes inferiores e superiores, o tratamento ortodôntico aumenta a eficiência mastigatória, eliminando as dificuldades de mastigar determinados alimentos.

Melhorar a Fonação e Respiração

O restabelecimento da oclusão evita e elimina problemas de respiração com benefícios também ao nível da fonação, o que se traduz numa melhoria da comunicação verbal, com consequências evidentes na atitude social do paciente.

Prevenir Danos na Articulação Temporo-Mandibular

Em alguns casos, o tratamento ortodôntico evita complicações na articulação temporomandibular (a articulação que permite a união da mandíbula com o crânio, mais especificamente com o osso temporal), e que podem estar na origem de dor crónica na cabeça, face, pescoço ou ouvidos, bem como, de tonturas, enjoos e limitações na abertura e fecho na boca.

Implantologia

A implantologia dentária é um intervenção definitiva para a substituição dos dentes, a qual assegura não só lado estético do seu sorriso, bem como as faculdades da mastigação, essenciais para a sua alimentação, sendo a alternativa mais consistente à prótese dentária convencional. O implante é composto por uma estrutura de metal que substitui a raíz do dente e que oferece suporte para a colocação de uma prótese (coroa) fixa e permanente.

A falta de conforto e confiança, sobretudo relacionada com os embaraços sociais, são aspetos negativos associados ao uso de próteses removíveis. Por outro lado, a pressão exercida pelas próteses removíveis pode danificar os dentes adjacentes, bem como os tecidos moles, que em casos extremos conduz à reabsorção óssea e perda da estrutura de suporte dos dentes.

Este procedimento pode ser realizado com o máximo conforto imediatamente após a extracção dentária. Nas reabilitações totais é possível reformular o sorriso num só dia, com apenas quatro implantes e sem enxertos. Os objectivos são:

- Manter a estrutura óssea;
- Restituir a capacidade mastigatória;
- Permitir a distribuição das forças mastigatórias uniformes;
- Melhorar a estética;
- Melhorar a fonética.

Dentisteria Estética

A Dentisteria Restauradora e Estética é a especialidade da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração e resolução de fraturas restituindo deste modo a aparência original dos dentes.

Branqueamento

O escurecimento dos dentes pode ocorrer por diversas causas como: idade, alimentação, fumo, entre outros. O branqueamento dura aproximadamente 1 hora e geralmente são necessárias duas a três sessões para que se obtenham os resultados desejados.

Facetas Estéticas

As Facetas são capas finas e semi-translúcidas. Apesar de não serem indicadas para todos os pacientes, as facetas são a solução mais estética e mais conservadora para uma grande variedade de problemas dentários:

- Diastemas (espaços entre os dentes):

- Dentes fracturados:

- Dentes disformes ou mal posicionados:

- Dentes escurecidos ou pigmentados:


As facetas podem ser em porcelana ou em resina composta e são muitas vezes usadas em combinação com técnicas de branqueamento dentário.

Facetas de Cerâmica

As facetas de Cerâmica são fabricadas em laboratório, necessitam de 2 consultas, requerem um desgaste mínimo do dente e uma vez coladas são muito resistentes e normalmente mais dispendiosas estando sobretudo indicadas para transformações mais complexas da estética dentária. São menos expostas à pigmentação, mantendo o brilho e o aspecto natural ao longo do tempo.

Facetas de Resina Composta

As facetas de resina composta (compósito) são colocadas numa única consulta, não requerem, na maioria dos casos, desgaste do dente e uma vez colocadas também são muito resistentes. São tipicamente menos dispendiosas do que as facetas de cerâmica, e são indicadas para transformações mais simples da estética dentária. As resinas compostas de nanopartículas são materiais com grande resistência e que permitem, com a técnica correcta, a execução de facetas virtualmente invisíveis.

Odontopediatria

A odontopediatria é o ramo da odontologia direccionada à saúde infantil. Esta especialidade da medicina dentária foca-se na prevenção e tratamento, mas oferece também um cuidado especial com a relação dentista-criança favorecendo experiências positivas e menos traumatizantes para as crianças. Para os casos mais delicados a clínica dentária Dr. Alexandre Libório utiliza a técnica da sedação consciente. Através desta técnica proporciona-se ao paciente um estado de relaxamento que se traduz numa redução da dor, do medo e da ansiedade.

Prevenção

A consulta em odontopediatria pretende oferecer orientações aos pais através da realização de exames orais precoces e realizar tratamentos preventivos, fundamentais para que a criança tenha uma boa saúde oral durante a sua vida. Pretende ainda proporcionar a educação e a motivação para uma boa higiene oral.

Aplicação de flúor

Cabe ao odontopediatra avaliar e decidir a necessidade de suplementos de flúor que é um elemento importante para a remineralização do esmalte ajudando a prevenir a cárie e favorecero fortalecimento dos dentes.

Aplicação de selantes de fissura

Consiste em aplicar uma resina sobre os molares de leite ou definitivos para evitar que bactérias e restos alimentares se acumulem nas zonas de difícil higienização. Desta forma previne-se o aparecimento de cáries.

Tratamentos curativos

Após instalação de doença na cavidade oral, o odontopediatra atua eliminando os focos infeciosos, realizando os procedimentos clínicos adequados, de modo a restituir saúde a sua oral e o bem estar da criança.

Consulta do Bebé

Esta consulta tem como objetivos o aconselhamento e orientação dos pais sobre dieta, higiene oral e flúor, assim como prevenção e intercepção de má oclusões. O bebé pode vir a ter cáries muito precocemente. O hábito do bebé ser amamentado ou alimentado com biberão com leite, chá ou qualquer líquido açucarado pode provocar cárie de biberão quando não acompanhado por uma correcta higiene oral. A chamada cárie de biberão é uma cárie aguda, muito agressiva, de evolução rápida que provoca muita sensibilidade (dor), chegando a causar a destruição dos dentes num curto espaço de tempo. Apresenta-se inicialmente como manchas brancas e opacas que passam despercebidas aos pais na maioria das vezes.

Endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Tratamento endodôntico - Desvitalização

A endodontia ou desvitalização de um dente consiste em limpar o canal e preencher com um material biocompatível de modo a selar o dente desde a câmara pulpar até à ponta da raiz. A desvitalização elimina definitivamente a sensibilidade e a dor do dente desvitalizado.

Partilhar:
Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Share to mail
Sente medo de ir ao dentista
Com a nossa técnica de Sedação Consciente, acabaram os seus receios.
Não vai sentir nada.
Sente medo de ir ao dentista
Com a nossa técnica de Sedação Consciente, acabaram os seus receios.
Não vai sentir nada.
Sente medo de ir ao dentista
Com a nossa técnica de Sedação Consciente, acabaram os seus receios.
Não vai sentir nada.
Moradas
Centro Comercial Happy Dream
Rua de 21 de Agosto, 1º Andar,
3510-120 VISEU
Avenida 25 de Abril 10-R/c,
3650-242 VILA NOVA DE PAIVA
Ligue
T:(+351) 232 435 141
Email
geral@alexandreliborio.pt
Horário de Atendimento
Das 09:30 às 20:00
Horário de Atendimento
Das 09:30 às 20:00
Insira por favor um email válido
envie agora
Design e Tecnologia
©Alexandre Libório Clinícas 2015. Todos os direitos reservados